BIO

Instrumentista, natural de Salvador, atua como solista, camerista, arranjador e compositor em diferentes esferas musicais, teatro, dança e cinema.

Vem se apresentando em cidades como Paris, São Paulo, Orleans, Rio de Janeiro, Strasbourg, Porto Alegre, Fontainebleau ou Nancy, com formações como l'Opéra de Strasbourg, l'Orchestre Phillarmonique de Strasbourg, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFBA, In-Extremis, Camará Ensemble ou Duo Robatto, e sendo convidado de festivais como o Festival de Jazz de Vandoeuvre (Nancy, França, 2012), 1º Rencontre Franco-Argentine de Musique Contemporaine (Paris, 2009), 2º Festival Internacional de Músicas Exploratórias (São Paulo, 2014), Festival Terranga (Nancy, França, 2009-2010) ou Música de Agora na Bahia (MAB, Salvador, 2014-2015). Colaborou com artistas como Lia Robatto, Jan Lathan-Koenig, Tuzé de Abreu, Gaël le Billan, Lucas Robatto, Sylvain Courtney, Uibitú Smetak, Moacyr Costa Filho e seu interesse pelas músicas atuais o levou a colaborar com autores como Ivan Fédéle, Wellington Gomes, Aldo Brizzi, Leonardo Boccia, Paulo Rios Filho ou Kedson Silva para estreia ou primeira gravação de suas obras. Obteve premiações nacionais e internacionais como o primeiro prêmio do VIII Concurso Nacional de Violão Souza Lima (São Paulo, 1997), e os segundos prêmios do II Concurso Nacional de Violão Musicales (São Paulo, 1998), do IV Concours International de Guitare Forêt d'Orleans (França, 2001), e do III Concours International de Guitare de Fontainebleau (França, 2001) e do Concours National de Ceyzeriat (França, 2002). Entre suas recentes produções figuram o Prêmio RespirArte da FUNARTE pela "Suite Smetak", audiovisual de sua autoria e direção, sobre os violões microtonais de Walter Smetak e o CD “Diagonal”, lançado pelo selo “Tupynambá” em 2023, com a Direção Musical de Ivan Bastos e Tadeu Mascarenhas e participação de Lucas Robatto. Desde 2022 é membro fundador e Diretor Musical do grupo de música instrumental "Os Prometidos" dedicado ao repertório e à criação contemporânea..

É especializado em performance de músicas atuais pelo Conservatoire National de Strasbourg (França), Graduado, Mestre e Doutor em Violão pela UFBA, já tendo frequentado as classes de artistas como Mario Ulloa, Pablo Marquez, Iasunori Imamura, Eduardo Fernández, Cristina Tourinho, Graig Goodman, Eduardo Isaac, Christine Bayle, Pepe Romero, Flávio Queiroz, Everton Gloëden, entre outros. É titular do posto de Professor de Violão da Universidade Federal da Bahia.

"Vladimir fez correr um frisson de encantamento graças a seu tocar das cordas. Momento íntimo e raro"

Lest Républicain, França 2005

"
"Desde o primeiro momento ficou evidente que Vladimir é um dos violonistas mais dotados de sua geração"

Eduardo Fernández, Montevideo 2000